Governo e Prefeitura discutem infraestrutura do Núcleo Industrial Bernardo Oiticica

Governo e Prefeitura discutem infraestrutura do Núcleo Industrial Bernardo Oiticica

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, reuniu-se nesta quinta-feira (28) com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, para apresentar o projeto de estruturação do Núcleo Industrial Bernardo Oiticica. O encontro teve como objetivo propor uma parceria entre Estado e Prefeitura, que devem investir aproximadamente R$ 6,5 milhões na obra que compreende a implantação da drenagem, terraplanagem e pavimentação no local.

Anexo do sistema prisional de Maceió, o Núcleo Industrial I fica localizado dentro do Sistema Penitenciário, no bairro do Tabuleiro dos Martins. Em breve, o complexo contará com 21 empresas de pequeno porte instaladas em sua área. Em média, empregam cerca de 40 pessoas, e pelo menos três delas vão gerar 100 empregos diretos.

Um importante referencial de ressocialização, o Núcleo é composto por empresas que contratam, ao menos, 5% de mão de obra de reeducandos, o que garante ao empresário receber os incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), o pagamento de 3/4 do valor do salário mínimo e a isenção dos encargos sociais.

“Além de promover o desenvolvimento industrial, o Núcleo tem um grande apelo do ponto de vista social. São beneficiados os reeducandos, que têm a oportunidade de serem reinseridos, os empresários, que conseguem baratear sua mão de obra em até 70%, e o Estado, que consegue cumprir a sua função de mediador, atendendo aos dois segmentos”, declarou o secretário Luiz Otavio Gomes.

O prefeito Rui Palmeira ficou entusiasmado com a proposta e deliberou aos seus secretários da Infraestrutura, Roberto Fernandes, e do Planejamento, Manoel Messias, que estudassem o projeto. “O Núcleo representa hoje todo o cuidado que Maceió precisa. Temos investimentos e um trabalho social andando juntos, é do nosso interesse participar de um projeto como esse, precisamos estudá-lo e dar um parecer preciso”, disse.

Participaram também da reunião o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, André Paffer, e alguns representantes da Associação Empresarial do Núcleo Bernardo Oiticica (Asenibo).


Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate