Secretário faz abertura do Proleite e destaca Projeto Balde Cheio

Secretário faz abertura do Proleite e destaca Projeto Balde Cheio

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, participou, nesta quarta-feira (30), da abertura do Seminário Proleite, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Parque José da Silva Nogueira, em Maceió, onde ocorre a 63ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro).

Na ocasião, ele destacou os avanços promovidos no meio rural pelo Projeto Balde Cheio e o Programa Alagoas Mais Leite, que juntos atendem a cerca de mil famílias. “Mesmo com a seca dos últimos dois anos, os produtores envolvidos nesses projetos tiveram menos dificuldades, pois tinham bancos de forragens e palma para servir aos animais. Com isso, a redução na produção de leite foi menor e eles conseguiram manter a renda”, frisou o titular da Seagri.

A metodologia do Projeto Balde Cheio foi desenvolvida pela Embrapa e fornece ao agricultor, por meio de assistência técnica, orientações para gestão da propriedade, que deve ser encarada como uma empresa, para mudanças no modo de conduzir a atividade, incrementando tecnologia e rompendo com as técnicas tradicionais passadas de pais para filhos, e melhorias na qualidade do leite e sanidade animal.

Em Alagoas, o Projeto conta com a parceria do Sebrae/AL e já conseguiu melhorar a produção na Fazenda Albuquerque, zona rural de Craíbas, onde vive com a família o agricultor Marcelo Albuquerque. Ainda durante a apresentação, o secretário José Marinho Júnior exibiu um vídeo que mostra como está a atividade atualmente em diversas comunidades atendidas pelo Balde Cheio.

Uma delas é Cajá dos Negros, zona rural de Batalha. Lá, além de mudanças na gestão, os agricultores receberam tanque de resfriamento de leite, kit de ordenha manual higiênica e kit de inseminação artificial. O Projeto Balde Cheio e o Programa Alagoas Mais Leite já têm ações em 30 municípios do Estado, incluindo Sertão, Bacia Leiteira, Agreste, Baixo São Francisco e Zona da Mata.

Ascom Seagri

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate