Nonô manda recado do curral: vacinem o gado contra a aftosa

Nonô manda recado do curral: vacinem o gado contra a aftosa

José Thomaz Nonô tirou o dia, ontem, para vacinar o gado contra a aftosa numa propriedade sua, no litoral sul.

“Estou pedindo, como vice-governador para todo criador vacinar e eu fiz questão de acompanhar pessoalmente a vacinação para dar o exemplo”, aponta.

O vice-governador está preocupado com o desempenho da segunda etapa da vacinação, que ocorre até o final do mês. E explica porque: “alguns criadores confundiram a mudança para zona livre e achavam que não era mais vacinar, mas eu tenho lembrado que é zona livre com vacinação e faço apelo para que ninguém deixe de cumprir com sua obrigação”, reforça.

A preocupação do vice-governador, no caso, é dobrada. “Politicamente indiquei o presidente da Adeal e o secretário de Agricultura e acompanho de perto o desempenho destes órgãos, cobrando, ajudando , como faço em todos os lugares e projetos em que atuo”, aponta.

Na semana passada o vice-governador cobrou mais empenho dos técnicos e reforçou, com a ajudada da Secom, a divulgação da campanha de vacinação. O esforço está dando resultdos.

O Ministério da Agricultura exige que no mínimo 80% do rebanho do Estado, que hoje é estimado em 1,28 milhão de cabeças, seja vacinado.

Nos últimos anos Alagoas tem conseguido passar dos 90%. Levantamento feito pela Adeal essa semana aponta para uma cobertura acima de 80% e abaixo de 90%. O presidente da agência, Marcelo Lima, no entanto está mobilizando todos os técnicos para melhorar o resultado.

Levando em consideração que muitos criadores deixam para vacinar na última hora, o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, acredita que o estado mais uma vez será exemplo: “faço um a pelo aos criadores para que todos mais uma vez vacinem seus animais, pois nós somos os maiores interessados em manter Alagoas livre da aftosa”, aponta.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate