Câmara aprova obrigatoriedade do Teste do Coraçãozinho

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que obriga o município a realizar gratuitamente o exame de oximetria de pulso, conhecido como “Teste do Coraçãozinho”, em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades da capital. O vereador Eduardo Canuto (PV) foi autor do projeto que agora segue para sanção ou veto do prefeito Rui Palmeira (PSDB).
A rede pública já faz o procedimento de graça em algumas capitais do país como São Paulo e Rio de Janeiro. O teste é simples e rápido. Dura no máximo cinco minutos e pode detectar se o bebê nasceu com alguma doença cardíaca grave e, se for o caso, encaminhá-lo para tratamento o mais rapidamente possível. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a realização do exame.
Canuto explicou que devido à grande divulgação que recebeu hoje em dia todo mundo conhece o teste do pezinho, “mas também existe o Teste do Coraçãozinho”. “É um exame rápido, feito 24 horas após o nascimento, ainda no hospital. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para a criança e mais segurança para família”, afirmou.
COMO FUNCIONA – Uma pulseirinha eletrônica é colocada na mão e depois no pé do bebê. Os dados são enviados para um aparelho que mede a coloração do sangue. Quando o teste aponta uma doença, o bebê precisa fazer outro exame, o ecocardiograma, que vai identificar o tipo de problema e qual a gravidade.
Por Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate