Seminário de Educação Especial reúne gestores de todo o Estado

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) promove, nos períodos da manhã e da tarde desta sexta-feira (22), o Seminário de Educação Especial, no Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. O objetivo é orientar e capacitar gestores estaduais e municipais do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola) a aplicar a ferramenta de preenchimento de questionários para aprimorar o atendimento à pessoa com deficiência. Cerca de 400 gestores participam das palestras, que começaram na quinta-feira (21).

Por meio do seminário, os gestores receberão todas as informações e orientações necessárias a respeito do BPC na Escola, especialmente em relação ao preenchimento de formulários de pessoas com deficiência que estão inseridas na comunidade escolar. Financiado pelo Ministério da Educação, a capacitação acontece em parceria com os ministérios da Saúde (MS) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

As palestras ministradas na manhã desta quinta-feira (21) abordaram a atual situação do estado de Alagoas em relação à educação das pessoas com deficiência. Um dos gestores palestrantes foi a gerente de Educação Especial da SEE, Silvia Campos, que destacou a importância da participação de todos os gestores envolvidos com a Educação Especial no seminário. A respeito do engajamento dos presentes ao primeiro momento do evento, a gerente declara que foi bastante positivo, principalmente pela quantidade de participantes.

Na parte da tarde, os gestores receberão esclarecimentos a respeito das atuações e atribuições dos ministérios e a secretaria (MEC, MS, MDS e SDH) envolvidos com o BPC na Escola. As palestras da tarde serão ministradas por representantes dos órgãos. Nesta sexta-feira (22), os inscritos conhecerão a ferramenta de preenchimento dos questionários de forma mais ampla, quando receberão informações e orientações sobre a importância de realizar a atividade de maneira correta e completa.

BPC na Escola – Criado em 2007 pelo MEC, o programa atua com o intuito de promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência que se encontram na faixa etária de 0 a 18 anos. Desse modo, o principal objetivo é garantir o acesso e a permanência no ambiente escolar, como também o acompanhamento dos estudos e da gestão compartilhada entre as políticas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

Por Agência Alagoas

 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate